sábado, 11 de janeiro de 2014

Pãozinho Francês

Pãozinho Francês

82 avaliações
  • Massa
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 colher(es) (sopa) de sal
  • 3 1/2 tablete(s) de fermento biológico fresco
  • 50 gr de manteiga
  • 30 gr de açúcar
  • 500 ml de Água
Anúncios Google
Curso Online com Eduardo Beltrame! Experimente Grátis - Comece Agora.
Encontre ofertas imperdíveis de Smartphones. Economize até 40%!
Massa
Dissolva o fermento e junte os demais ingredientes aos poucos. Sove bem e deixe descansar até dobrar de volume. 
Divida em bolinhas e molde os pãezinhos. Asse em forno pré aquecido a (200ºC) por cerca de 25 minutos. Não é necessário untarver vídeoa forma. 
Junto com os pães coloque no forno 2 latas (com água) fervente e antes de tirar o pão do forno quando ele já estiver crescido, pulverize-o com água fria que deixará a casquinha crocante.
Obs: Jamais a receita ficará igual a foto, pois para isso é necessário utilizar forno de lastro ( forno profissional).

Curso Básico de Panificação - Pão Francês - Cursos CPT

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=IFzZ1NqPt9s

Como fazer pão francês de padaria

Como fazer pão francês de padaria

DSC08969
Não, aqui você não vai encontrar apenas uma receita sobre como fazer um pão francês de padaria. Vai ter uma verdadeira aula dada pelo chef Rogerio Shimura. A tecnologia do maquinário e a qualidade dos profissionais levaram a panificação a um outro estágio.
Tudo começou quando assisti a uma aula do chef Rogerio Shimura e fiquei impressionado com uma conclusão: Padaria é Matemática! Isso mesmo! Claro que além disso, depende de bons ingredientes e ótimos profissionais. Mas os pães tem fórmulas com percentuais definidos, que devem ser seguidos à risca para que o sabor seja sempre o mesmo.
Não só consegui com ele a fórmula do pão francês aí embaixo, como também explicações sobre qual a função de cada ingrediente na “construção do pão”. Aguardem que vai ter mais post sobre o ótimo bate-papo que eu tive com o chef.
DSC08980Fórmula do Pão Francês
A farinha serve para…
  • fonte de açúcar
  • produção de gás
  • retenção de gás
  • responsável pela estrutura do produto
O melhorador serve para…
  • Adicionado à massa para obter produto de melhor qualidade
  • Neutraliza deficiências dos ingredientes da massa
  • Aumenta o tempo de conservação do pão
(Porque precisa do melhorador? As nossas farinhas de trigo não tem proteína (glúten) em porcentagem suficiente para fazer um bom pão – enquanto o ideal seria 12% as nossas tem de 8% a 9%, o melhorador tem a função de melhorar a qualidade da farinha). Normalmente é encontrado em pacotinhos nos supermercados. Caso não encontre não entre em pânico, faça o pão assim mesmo!)
O fermento biológico serve para…
  • agente de crescimento, transforma o açúcar em gás carbônico (dióxido de carbono – CO2) determinando o volume dos pães;
  • produção de substâncias aromáticas, conferindo aroma e sabor aos pães.
A água serve para…
  • possibilitar a formação do glúten
  • determinar a consistência final da massa
  • controlar e conduzir a temperatura da massa
  • dissolver ingredientes sólidos da formulação
  • permitir a ação do fermento
  • contribuir com a textura e maciez do pão
O sal serve para…
  • Realçar o sabor
  • Controlador de fermentação e tempo de mistura
  • Fortalecedor do glúten
(Dica importante: o sal nunca deve entrar em contato direto com o fermento. O sal tem ação fungicida. O fermento é um fungo. Então já viu, o sal vai matar o fermento!)
O açúcar nesse caso foi acrescentado pelo chef por causa do pão ser feito em forno convencional. O açúcar aqui vai ajudar a dar uma caramelizada no pão. Sabe a cor na casquinha? Então!

Pão e seus segredos

Os segredos do pão francês, ou de sal.

Amigos, resolvi escrever sobre os segredos de como se fazer um bom pão francês ( é como chamamos aqui em Ruy Barbosa/RN).

Isto porque, sofri muito até encontrar a melhor receita e a melhor forma para um perfeito pão francês. Crocante, macio e que não fique nem duro menos ainda, borracha, no dia seguinte. Foram anos, meses e dia de pesquisa para se chegar a estes pãesinhos como abaixo. Aqui pra nós, encontrei a forma certa e os segredos, depois de conversar com uma senhorinha padeira, que me contou alguns de seus segredos.


Diferente do que se vê nos programas de tv, ou mesmo em revistas, não é tão simples como parece. A receita é bastante simples, farinha de trigo, sal, açucar, fermento biológico, reforçador e agua. Fazer a massa em ponto de véu enformar e colocar no forno com uma bandeja com agua para fazer o vapor. Não. Não faça em forno convencional. Não adianta bandeja com agua para fazer vapor. Não faça desta forma para não se decepcionar, como eu fique. Mas sou insistente, perseverante, e busquei a maneira correta que passo a compartilhar com vocês.

Aprendi, que a farinha tem de ser a melhor; a água tem de ser gelada (zero graus), e os demais ingredientes tem de ter a medida certa. Pão é matemática, não pode ter erro.

O forno, tem de ser turbo com vapor, igual os das padarias de hoje, o tamanho não importa, mas tem de ser profissional. E a massa, não pode ser sovada na mão, tem de ser preparada em uma masseira. Além do que depois de pronto e enformado, deve descançar, no mínimo 24 horas no freezer.

Desanima, sei que desanima fazer pão em casa. Mas não tem outro jeito para ficar do jeitinho que deve ficar. Macio, crocante na casca e com o miolo branquinho, é preciso boa técnica e equipamentos adequados.


Uma delícia não acham? Mas que trabalho. Trabalho que muita das vezes não é sequer percebido por quem degusta. Portanto, não devemos apenas comer um pedaço de pão, mas apreciá-lo, saboreá-lo dando ao pão o valor que ele merece. Pense nisto quando degustar o seu próximo pedaço.

O pão é o símbolo da vida. Devemos respeito a este alimento tão sagrado.

Assim, espero ter contribuído um pouco para a história do pão e levado até vocês a essencia deste alimento que, além de tudo que foi escrito acima, diminui a fome de muita gente.

Aí vai a receita deste maravilhoso alimento. O pãozinho de cada dia.

Ingredientes;

1 kg de farinha de trigo;                              100%
550 gr de água gelada;                                55%
40 gr de fermento biológico fresco;            4%
10 gr de açucar;                                         1%
20 gr de sal;                                               2%
10 gr de reforçador.                                    1%
uma colher de sobremesa rasa de banha de porco. 

Atenção: a quantidade de água deve pode ser modificada em razão da temperatura ou mesmo da qualidade da própria água. Portanto, coloque a água aos poucos para não deixar a massa úmida demais.

Na masseira, coloque os secos, (menos o fermento que não deve ter contato com o sal para não perder sua função. Lembre-se o fermento é um fungo e o sal é antifungicida, portanto, o sal diretamente em contato com o fermento o anula). A seguir ponha a água aos poucos, e depois de a massa ficar homogênia, coloque o fermento e a banha, e deixe bater até o ponto de véu (ponto em que a massa fica elástica sem romper).

Dê a forma desejada e leve para o freezer por 24 horas no mínimo.
Quando for assar o pão, retire do freezer, monte na assadeira própria para pão francês (aquela furadinha), e deixe-o descançar por 2 horas.

 Após, talhe o pão com uma gilete, ou bisturi para cozinha e preaqueça o forno a 200 gr. Coloque a assadeira no forno já aquecido, diminua a temperatura para 160 gr e ligue o vapor do forno por 2 segundos, deixe assar por (se for pãozinho francês 5 minutos dependendo do forno; se for bisnaga por 7 minutos). Este tempo pode alterar em razão do forno, portanto fique de olho e deixe no tempo desejado, geralmente quando ficar moreno.



Bom apetite.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

amizade

                                                    
                                               
                                    
Já diz o ditado : “só confia no outro, aquele que confia em si mesmo”
Quando uma pessoa não tem confiança nela mesma, também não confia no outro.
Como irá confiar nas outras pessoas, se ela mesma tem atitudes que não condizem com seus discursos ???
Mude seus pensamentos, confie em você, acredite realmente que pode chegar onde deseja !
Tenha um olhar positivo em relação a si mesmo.
Só vemos no outro e nos irritamos com aquilo que também somos.
A confiança é um verdadeiro jogo de espelhos…
só vemos, e implicamos, com  aquilo que também somos.
Portanto, confie mais em você, e perceberá que o outro também é digno de confiança.

                                                                         Jaciara Carter                                                                     

Agradeço a você que está lendo!

Gratidão é uma sensação tão agradável... Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada. Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas tem tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam. As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade. Obrigada, por se importar comigo, isso ilumina o meu viver.
  
                                       Jaciara Carter                  

domingo, 2 de dezembro de 2012

A Borboleta

Nas asas da Borboleta – "No misterio do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta um jardim e no jardim um canteiro no canteiro uma violeta e sobre ela o dia inteiro entre o planeta e o sem-fim a asa de uma borboleta.

 

Palavras que nos levam ao encontro da felicidade.......................

..................................................................A borboleta é o símbolo da Alma, pois da mesma forma que abandona a crisálida para voar, o espírito se liberta do corpo físico para ganhar espaço infinito.


Representa também o renascimento e a imortalidade.

Também está associada à mulher, a metamorfose de seu ovo para lagarta e depois para crisálida e borboleta. Indica as etapas da alma para a iluminação.

E duas borboletas juntas indicam felicidade matrimonial.

O poder da borboleta é como o ar, é a habilidade de conhecer a mente e de mudá-la, é a arte da transformação…

Como a borboleta, estamos sempre em algum estágio de atividade:

- Podemos estar no primeiro estágio, onde a idéia nasce, mas ainda não é uma realidade, é o estágio do ovo, o ponto de criação de uma idéia;

- O segundo estágio, da larva, é onde temos que tomar uma decisão;

- O terceiro estágio, do casulo, é o desenvolvimento do projeto, é fazer para realizar;

- E o estágio final, a transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização!

A principal mensagem é: Criar, transformar, mudar e ter coragem para aceitar!

(Paulo Coelho, escritor, autor de vasta produção, é o brasileiro que mais vende livros no exterior)

- dedico este texto do Paulo Coelho como simbolo da minha página…………..e ofereço a todos que me visitam !!!! beijos